Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2012

O muito pequenito politico-comentador televisivo

Luís Marques Mendes tem um percurso politico, tudo, menos transparente.

Consultando a Wikipédia: Marques Mendes percebe-se um pouco a sua carreira politica, a partir de Fafe (remete-nos para um certo Morgado de Fafe...), mas não se percebe bem, hoje, quem o alavancou a cargos de mor importância na administração pública e no PSD.

Lembram-se do "grupo da sueca", "ou da Via Norte"? Já lá vão uma boa vintena de anos.

Vamos tentar reconstituir.

Percebe-se, na nota biográfica, que, jovem licenciado, vai servir o seu mentor, protector, mestre: Eurico de Melo, engenheiro químico, nascido em Santo Tirso. Em 1975-76, vamos encontrá-lo, a este, Governador Civil de Braga e tendo, como seu chefe de gabinete, o filho do seu muito amigo...pai Marques Mendes.

O pequenino politico estava lançado.

Na crise pós-revolucionária, que vai durar, praticamente, até Dezembro de 1975 Eurico de Melo, dentro das hostes sociais-democratas, vai engordar, crescer de importância, guindando-se a um quase mítico cargo de Vice-rei do Norte. para isso congrega, à sua volta, três figuras maiores do Norte: Silva Peneda, Vieira de Carvalho e o pai Marques Mendes, que arrasta o filhote.

Este grupo ficou na história, não como a "maçonaria" do Norte, mas como o grupo da sueca, que se encontrava, com regularidade, não em qualquer tipo de templo, mas num restaurante da Via Norte, onde refeiçoavam e, segundo relata a lenda, encerravam os repastos com uma suecada, á boa moda minhota, ou de Entre Douro e Minho.

O pequenino politico sempre foi protegido destas gentes.

Subiu, não a pulso, mas à força destas duas juntas de homens.

Quando, agora, sem se rir, nem tremeliques na voz, exige "transparência" na vida publica...os velhos, como eu, rebolámos às gargalhadas, agarrando-nos às respectivas barriguinhas protuberantes.

Além destas notas soltas, há a ligação proveitosa, para ele, a Isaltino Morais (ver sobre o tópico esta nota do câmara coroporativa deveras interessante) a quem, na primeira curva da estrada, gélido interesseiro...retirou-lhe o tapete.

Diz-se, dos homens pequenos, qualquer coisa como velhacos, bailarinos...

Dizem-me, quem disso tem conhecimento, que Luís Marques Mendes não sabe dançar!

A pergunta que apetece deixar: -Quem pertencer a grupos de sueca, deve, quando for guindado a ministro, PR, PGR...declarar a sua pertença, no quadro do registo de interesses?!


publicado por weber às 14:47
link do post
partilhar
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



. ver perfil

. seguir perfil

. 8 seguidores

.pesquisar

 

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. The End

.arquivos

.tags

. todas as tags

.últ. comentários

Chame-me Parvo….Pois é, Sr. Pedro Tadeu, é isso me...