Terça-feira, 16 de Agosto de 2011

Serviço público: roteiro gastronómico

Francisco Seixas da Costa, o senhor Embaixador, colocado no posto de Paris, gere um blog, quase diariamente, e nele "posta" interessantes coisas.

Faz dias levou-nos a visitar diversos restaurantes do distrito de Bragança. Filho da vila, Vila Real, sempre mostrou muito apego e saber às coisas das suas geografias.

Aproveitei o ensejo para, em comentário modesto, dar conta do meu pouco saber das coisas daquelas terras, que já foram do demo e hoje são lugares benfazejos para saborearmos.

Aqui deixo o escrito, que deve ser lido depois de degustarem o do senhor Embaixador:

«"Mais adiante, em Miranda do Douro, não há que hesitar: vai-se à Balbina."
Pequeno conhecedor destas geografias, mas já tive o privilégio de me amesendar por três vezes neste lugar quase sagrado, servido pela mãe Balbina e, uma outra vez, pelas filhas.
O cabrito...de se lamber os beiços.
O rosé da casa ( não sei se é assim a sua designação...) uma inspiração.
A doçaria, belíssima.
A sabedoria da Balbina, de panelas e comeres, e ainda de vida, merecia um tratado.
O Artur de Carviçais, as suas alheiras, do melhor.
Já a Gabriela (lembro-me da mãe... uma lenda) em tempos, foi coisa de se fazer um milheiro de quilómetros para se comer a caça e a posta de Miranda. Hoje, em Sendim, há lugares onde a mesa é de mor qualidade...mas aquela continua uma "lenda" já a desmerecer na cozinha.
Se passar em Moncorvo, desça em direcção à Foz do Sabor, suba em direcção a Cabanas de Baixo, procure o "Lameirinhos", tenência de uma figura ímpar, mestre Carromondo. Se o tempo estiver de feição, Primavera alta ou Verão, sente-se debaixo do alpendre, e espere. Fritada de bogas, lucio e restante peixe de rio, salada primorosa, azeitonas ricas, molho de segredo bem guardado, bom vinho à ilharga, pão fresco (entregue pelo padeiro) e, o resto, é surpresa.
O "Lagar", dizem-me que é lugar de amesendação, quando por lá anda, de José Rentes de Carvalho, o "holandês" de Estevais.»


publicado por weber às 10:14
link do post | comentar
partilhar

. ver perfil

. seguir perfil

. 9 seguidores

.pesquisar

 

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. The End

.arquivos

.tags

. todas as tags

.últ. comentários

Chame-me Parvo….Pois é, Sr. Pedro Tadeu, é isso me...