Sábado, 6 de Agosto de 2011

Da neotenia

O "homem" é um prematuro, nasce antes do tempo. É um ser imperfeito, por fazer. É, por mor disso, um ser em construção, que pode ser aperfeiçoado, ou não. Ao longo da nossa vida, quantas vidas por viver, quantos caminhos por correr?

Este é um tema quase recorrente no pensamento do filósofo Anselmo Borges. Explanou-o num encontro em que se confrontaram antropologia e medicina, tendo o homem como tópico central.A reflexão, concisa, precisa e rigorosa vem expressa na crónica semanal.

Ajuda a olhar para Breivik com inteligência.

Muitos simplificaram. Classe média. Norueguês. Nascido e educado em Oslo. A conviver com gentes de várias etnias e países. Porque se transformou num monstro? É preciso ler, estudá-lo. Para quê? Para entender, para perceber. O castigo, isso, é da dimensão e da competência dos Juízes, da justiça, que tem normas e regras. A ciência é outro patamar do conhecimento e do saber.

O mal existe. O bem é uma procura incessante do homem para se redimir, para se humanizar.

O texto do padre ajuda muito nessa demanda interpretativa.

O homem é um ser, fundamentalmente, cultural. Recupere-se Aristóteles; Spinoza, também ajuda.

Parem neste enunciado:

«Sobre a possibilidade de aparecer um novo Wolfgang Amadeus Mozart, escreveu Leon Eisenberg (na foto): para isso, "teríamos necessidade não apenas do genoma de Wolfgang, mas também do útero da mãe de Mozart, das lições de música do pai de Mozart, da irmã Nannert, da esposa Constanze, do estado da música na Áustria do século XVIII, do apoio de Haydn, do patrocínio do imperador Joseph II, etc., etc. Sem o seu genoma único, o resto não teria sido suficiente. Mas também não podemos concluir que este genoma, aparecido noutro mundo e noutra época histórica, resultaria igualmente num génio musical tão criativo".»

tags:

publicado por weber às 12:33
link do post
partilhar
Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



. ver perfil

. seguir perfil

. 8 seguidores

.pesquisar

 

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. The End

.arquivos

.tags

. todas as tags

.últ. comentários

Chame-me Parvo….Pois é, Sr. Pedro Tadeu, é isso me...