Domingo, 19 de Julho de 2009

José Carlos Espada a ler

José Carlos Espada tem, aos Sábados um espaço no i, que utiliza para falar de pensamento, de tratadistica constitucional, de politica e de filosofia politica.

Na edição de ontem faz uma espécie de resumo de alguns pensadores que se dedicaram aos governos, ás constituições e ao modo de exercício e de controlo dos governos.

É um texto, em meu modesto entender, imperdível, pela qualidade da informação e pela capacidade de sínteses de pensamento e pensadores densos, que abordaram ao longo dos seus trabalhos filosóficos esta problemática.

Veja  e leia aqui

J.A.

 

PS - Deixo-vos um pedacito para aguçar o apetite:

"Por outras palavras, todos os nossos autores convergiram na importância de limitar o poder dos governos, mesmo quando estes têm origem na vontade popular ou da maioria. E todos concordaram que essa limitação passa sobretudo por um sistema constitucional de separação de poderes, freios e contrapesos, direitos e garantias legais: numa palavra, os governos devem ser limitados pela lei, aquilo que na tradição anglo--americana se designa por Rule of Law e na tradição continental por Rechtsstaat ou estado de direito, ou ainda, em ambas, por governo constitucional."

Pormenor da Escola de Atenas, Platão.


publicado por weber às 12:16
link do post | comentar
| | partilhar

.pesquisar

 

.posts recentes

. The End

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.últ. comentários

Chame-me Parvo….Pois é, Sr. Pedro Tadeu, é isso me...