Sexta-feira, 19 de Junho de 2009

António Chora: um líder operário do século XXI

O coordenador da Comissão de Trabalhadores mais mediática do país, este operário da Autoeuropa é, em meu entender, o paradigma que deveria funcionar como referencial para a boa governação das lutas, das decisões, dos compromissos, das alianças dos trabalhadores.

Numa conjuntura MUNDIAL, altamente competitiva e degradada para a indústria automóvel tradicional (a que utiliza combustíveis derivados dos hidrocarbonetos) a Comissão de Trabalhadores negociou um pré acordo com a Administração para assegurar a competitiva da Autoeuropa.

Quando foram apresentar a proposta aos trabalhadores esta  foi rejeitada.

Veja-se Aqui

António Chora, o que fez:

1/ Aceitar, sem titubear, a votação dos trabalhadores;

2/ Considerar que, com este mandato "negativo", ficou a C.T. com pouca margem para negociar o que quer que seja com a Administração;

3/Assumiu logo um outro objectivo: tentar segurar os postos de trabalho de 250 trabalhadores, com contratos a termo certo, que terminam por estes dias.

Muito gente, politicos, comentadores, bloguistas, desataram, num frenesim, a comentar a situação. Uns preocupados com a reacção da Administração, outros a condenar a posição dos trabalhadores e outros, a aplaudir o "bem-fazer" dos trabalhadores em plenário.

Eu, modestamente, creio que os trabalhadores "têm sempre razão" e o seu dirigente, respeitado, considerado e seguido assim o entendeu. Deu uma interpretação para o facto, mas nunca deixa que as circunstâncias o diminuam, ou debilitem.

Creio que, tanto os senhores burocratas da Intersindical, como os incaracterísticos dirigentes da UGT, se deveriam inspirar neste modelo de liderança de António Chora, que já esteve próximo do Bloco de Esquerda, mas que corre, hoje, em pista própria (como estamos a falar de indústria automóvel, faz todo o sentido...).

Veja Aqui 2 reportagem e declarações de António Chora ao C.M.

J.A.


publicado por weber às 10:20
link do post | comentar
| | partilhar

. ver perfil

. seguir perfil

. 8 seguidores

.pesquisar

 

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. The End

.arquivos

.tags

. todas as tags

.últ. comentários

Chame-me Parvo….Pois é, Sr. Pedro Tadeu, é isso me...