Quarta-feira, 6 de Maio de 2009

Mário Soares...certeiro e rigoroso

Mario Soares esteve em Cabo Verde a participar num Simpósio Internacional sobre o Campo de Concentração do Tarrafal Cabo Verde, Tarrafal e Vital Moreira

Sei o quanto o meu querido amigo Edmundo Pedro se bateu (está com 90 anos) para que fosse possível este Encontro Internacional.

Mário Soares dá basta informação sobre o acontecimento. Quem participou. Estiveram membros do PCP, da URAP, historiadores (Irene Pimentel e Fernando Rosas), representantes dos Movimentos de LIbertação das Colónias, historiadores locais e o Presidente de Cabo Verde, que assumiu o compromisso de museulisar o Campo do Tarrafal. O único tarrafalista que participou no Simpósio Internacional: Edmundo Pedro. Já pode morrer em paz: este era o seu sonho e o seu mais importante desígnio. Adrede o segundo volume de memórias, praticamente acabado, e a sua "missão" estará cumprida. Fico contente por isso.

Mas, entretanto, Mário Soares teve o cuidado de abordar, nesta sua coluna semanal, os desacatos que se abateram sobre Vital Moreira.

Arguto, como sempre, valoriza três aspectos:

1/ Uma manifestante, Ana Rosa, corre para Vital Moreira, pede-lhe desculpa e, virada para as câmaras das televisões grita:-Já estragaram a manifestação. Os telejornais de logo vão abrir, todos, coms os incidentes.

2/Pergunta o nosso senador:-Então a Intersindical não tem um serviço de ordem para impedir a ocorrência de desacatos? Onde andavam eles?

3/Recorda  que, em 1975, no 1º de Maio que se desenrolou no Estádio do Inatel, quando ele, Mário Soares e Salgado Zenha, ministros do governo de Vasco Gonçalves (talvez o 3.º Governo Provisório...) e outros dirigentes do Partido Socialista se aproximaram do recinto desportivo foram impedidos de entrar e, por consequência, afastados da tribuna à tribuna onde era o seu lugar protocolar e onde só estiveram membros do Partido Comunista... Houve desacatos, houve agressões em 1975, e tal,como hoje, em 2009 intolerância foi praticada...pelos comunistas.

Leiam o texto de Mário Soares. Meditem. Interroguem-se. Comparem o que aconteceu no Tarrafal, no Simpósio Internacional, as pessoas presentes, quem estavam a representar e a insanidade dos desacatos provocados por comunistas e, pelo menos um bloquista (mas a matriz estalinista é a mesma!) na Manifestação do 1º de Maio promovido pela central comunista, a CGTP-Intersindical Nacional.

J. Albergaria

Fotos do Campo do Tarrafal.


publicado por weber às 00:22
link do post | comentar
| | partilhar

. ver perfil

. seguir perfil

. 8 seguidores

.pesquisar

 

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. The End

.arquivos

.tags

. todas as tags

.últ. comentários

Chame-me Parvo….Pois é, Sr. Pedro Tadeu, é isso me...