Sábado, 2 de Maio de 2009

William Blake

William Blake nasceu em Londres em 1757, onde viveu toda a sua vida. Morre em 1827.Com dez anos foi enviado para a escola aprender desenho e, aos catorze anos, tornou-se aprendiz do famoso gravador James Basire. Dois anos depois, Blake começou a estudar e desenhar as igrejas de Londres, particularmente Abadia de Westminster cuja estilo gótico grandioso o impressionava e fascinava.
William Blake foi o primeiro dos grandes poetas românticos ingleses, pintor, impressor, e um dos maiores gravadores da história inglesa. 

William Blake  dedicava-se à poesia desde os onze anos.Os seus primeiros poemas impressos, em 1792, de " Poetical Sketches ". Estes poemas denotam já um génio maior e um prodígio. A métrica empregue por ele é versilibrista, poema em branco, muito ao gosto da época.

A partir de 1784, Blake começa, ele próprio a publicar vários de seus poemas: "Song of Innocence" e " The Book of Thel " que foi seguido por " The Marriage of Heaven and Hell ".
Duma carta ao reverendo Trusler, com quem correspondeu, datada de 16 de Agosto de 1799, veja-se este quase Programa:
"Sinto que um Homem pode ser feliz Neste Mundo. E sei que Este Mundo É um Mundo de imaginação & Visão. Vejo tudo o que pinto Neste Mundo, mas nem Toda a gente vê da mesma maneira. Aos Olhos do Avarento, um Guinéu é mais belo do que o Sol, & uma bolsa gasta pelo uso do Dinheiro tem proporções mais belas do que uma Videira carregada de Uvas. A árvora, que comove alguns até às lágrimas de alegria, é aos Olhos de outros uma Coisa verde no meio do caminho. Alguns Vêem na Natureza apenas Ridículo & Deformidades, & não é por estes que eu regulo as minhas proporções; & Outros Nem sequer vêem a natureza. Mas aos Olhos do Homem de Imaginação,a Natureza é a própria Imaginação. Tal como o homem é, Assim ele Vê.Tal como é formado o Olho, assim são os seus poderes. Estais por certo Enganado quando dizeis que as Visões da Fantasia não se encontram Neste Mundo."
Falava com anjos nas árvores e uma vez foi encontrado no jardim com sua mulher, ambos nus, fantasiados de Adão e Eva. Aos 67 anos William Blake começou os desenhos para o " Inferno " da Divina Comédia de Dante, e nele se empenhou de tal modo que aprendeu o italiano para aprofundar melhor o conhecimento do universo de Dante: trabalhou nestes desenhos até ao fim dos seus dias.


JA


publicado por weber às 10:58
link do post | comentar
| | partilhar

. ver perfil

. seguir perfil

. 8 seguidores

.pesquisar

 

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. The End

.arquivos

.tags

. todas as tags

.últ. comentários

Chame-me Parvo….Pois é, Sr. Pedro Tadeu, é isso me...